terça-feira, 5 de abril de 2011

Bordado Ucraniano

Cheio de tradição e significados, o Bordado Ucraniano, se faz presente até hoje graças a bordadeiras dedicadas e um povo que tem orgulho do seu passado!
Os padrões de bordado são divididos em três grupos: geométricos e vegetalistas,  zoomórficas (animais) e elementos que  refletem os símbolos de crenças e  cultos.
Esses padrões  enfeitavam suas roupas e enxovais  , mantendo assim um registro de sua criatividade com coisas do cotidiano.
As cores usadas também tem seu significado, variando de região para região.

São usados diversas técnicas de bordados como  o ponto cruz, ponto cheio, bordado com miçangas, ...
Os padrões diferem para homens, mais geométricos, e para as mulheres, mais florais.

Hoje em dia  os ucranianos fazem feiras e exposições para difundir cada vez mais suas tradições, e muitos vão vestidos a caracter, com suas roupas coloridas representando parte da história de seus antepassados.
Mas também dão sua contribuição para a continuidade e evolução da tradição com  cortes mais modernos.
E de presente para vocês um padrão para fazer uma blusa, bordada em ponto cruz.



















4 comentários:

Ludmila Ciuffi disse...

Homens também bordam na Ucrânia? Essa tradição é, sem dúvida, magnífica!
Sei que os povos eslavos, de maneira geral, bordam, mas não conheço a diferença de "estilo" entre eles. Certa viz vi uma exposição de bordados antigos lituanos trazidos pelos imigrantes ao Brasil no começo do séc. XX. Será que os descendentes mantêm a tradição?
Beijos

meroSmero disse...

Devem manter, porque esses povos são muito tradicionalista!
Eu faço parte de um fórum muito grande da Rússia, mas incluem várias nacionalidades e tenho muitas amigas ucranianas.
Elas sempre estão postando seus trabalhos maravilhosos.
Eu tenho uma revistas com gráficos de seus bordados, mas se não fosse a internet eu não saberia que era da Ucrânia.
Eu tento por no fórum coisas do Brasil, mas a grande maioria do nosso artesanato tem origem em outros países e eles com certeza
têm coisas maravilhosas e antigas.
O que vale é a nossa criatividade de inovar.
O artesanato genuinamente brasileiro é o indígena!
E é incrível que ele contém padrões
vistos também em artesanato de outros povos.
Tudo na realidade é ligado de alguma forma!

Ludmila Ciuffi disse...

Mas a geometria da cestaria indígena, da cerâmica marajoara,dos desenhos corporais e os padrões da (pouca) tecelagem que eles produziam (e às vezes ainda produzem)é maravilhosa! O que é lamentável é que nunca se valorizou o artesanato deles pela rusticidade dos materiais que eles usavam.
Os índios de hoje não são como os de antigamente, nós não somos indígenas, mas eles estão em nós. Penso que podemos utilizar seus padrões (que de alguma maneira também são nossos) e atualizar os materiais a que temos acesso, numa técnica que na verdade é universal. Diversos povos do mundo bordam, não é mesmo? Então também podemos! Só somos os irmãos mais novos...
Também penso que a criatividade pode nos levar a caminhos só nossos. Por isso que procuro pensar grande, pensar em Arte Têxtil. Isso sem desmerecer até aquele bordadinho em pano de saco que usamos como pano de prato...

meroSmero disse...

É verdade , tudo tem seu valor!
Mas veja só, minha família só deu valor ao meu artesanato quando eu sai na Make!
Minha mãe nunca foi muito de fazer artesanato, mas ficou encantada com o quadro da Madame Rimsky- Korsakov, único trabalho que ela elogiou.
Na minha cidade tem a Casa do Artesão, mas tudo é muito limitado, visando apenas ganhar um dinheirinho ou terapia !
Então fica tudo muito difícil, a gente querer inovar .
Elas fazem o que esta vendendo no momento e nada pode ser demorado.
Então a qualidade e criatividade deixam a desejar! E como manter a tradição em alguma coisa!
Mas eu sigo em frente, atrás do que eu quero!
Meio solitário, mas eu adoro o que eu faço, daí vem toda a minha dedicação!
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails